Hospital do Ursinho 

SCOPH | STANDING COMMITTEE ON PUBLIC HEALTH
Comitê Permamanente em Saúde Pública  
 
 
Para muitos, o hospital é assustador. Paredes brancas, médicos e enfermeiros de branco, agulhas, seringas... Principalmente para as crianças, essa é uma atmosfera de tensão. No intuito de mostrar para elas que o hospital é um local de cuidado e para ajudá-las a perder o medo do médico, foi criado o Hospital do Ursinho, também chamado de “Teddy Bear”. No projeto, é construído um cenário clínico com recepção, sala de atendimento médico, sala de curativos e farmácia. A criança é convidada a levar um ursinho de pelúcia para uma consulta e ao final vai a farmácia para a retirada dos remédios (doces, balas, chocolates), podendo ainda, ser encaminhada com seu ursinho para a sala de curativos, caso esse apresente fraturas, escoriações na pele ou outros.
 
 
 O objetivo do projeto é criar uma atmosfera de confiança onde a criança possa lidar com seus medos do médico e do ambiente hospitalar, em um momento em que ela está saudável, sem as debilidades comuns de uma internação. Acreditando que assim ela consiga lidar melhor com uma futura necessidade de tratamento e internação hospitalar. Hoje o projeto encanta estudantes de medicina dos diferentes anos, ajudando-os a criar vínculos e aprender formas de interagir com os pequeninos, o que pode ajudá-los muito quando atuarem na Pediatria, seja num estágio do internato, seja futuramente na residência e na vida profissional.

 
 
 

 

Comitês Locais Realizadores: FAMECA, FAMEMA, FAMERP, FMABC, FPS, PUCCAMP, UCPEL, UEL, UEM, UEPA, UESPI, UFAC, UFPEL, UFJF, UFPI, UFRJ, UNAERP, UNINOVE, UNIVILLE, UPE.


 

 


 

                        Atualizado em 06/11/2011 - Equipe IFMSA Brazil 
 




 
 

International Federation of Medical Students Associations of Brazil

Alameda Santos, n.º 1.800, 8º andar, CJ 8032, Bairro Cerqueira César, São Paulo/SP CEP: 01418200

Tel.+ 55 11 3170-3251

atendimento@ifmsabrazil.org

CNPJ 02300156/0001-13

Powered by Wild Apricot Membership Software