universidade



Na década de 70 ocorreu implementação do Ensino Superior no Estado do Pará, com a criação da escola superior de medicina do Pará.
Aos poucos a instituição foi passando a desenvolver ações transformadoras, incentivando seus discentes à prática de campo, ensino, pesquisa e extensão. Por este motivo, em 1993, o instituto adquire o conceito de universidade.
A Universidade do Estado do Pará, pela lei Estadual n 5.747 de 18/05/1993, CGC. 34.860.833/0001-44, com sede e foro na cidade de Belém teve seu funcionamento autorizado por pelo decreto do presidente da republica em 04/04/1994.
A UEPA é concebida como uma instituição comprometida com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Estado do Pará, o que exige dar respostas às necessidades e desafios locais, na tentativa de preencher as lacunas que existem em termos das desigualdades socias, quer pela via da ciência, da tecnologia, da educação e da cultura, quer pela produção de caminhos próprios ou alternativos pro meio de parcerias com outras instituições regionais, nacionais e internacionais. Atualmente a UEPA encontra-se presente em 26 Municípios do Estado do Pará, dentre os quais 11 têm Núcleos Academias permanente, atendendo as áreas de saúde, educação e tecnologia. A Universidade do Estado do Pará é constituída de três centros acadêmicos: Centro de Ciências Biológicas e da Saúda – CCBS: Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE e Centro de Ciências Naturais e    Tecnologia – CCNT.         
                           



Surgiu em torno do ano de 2005 através do aluno Grabriel Catanhede. Antes do Membro fundador se formar(2006) ele fez a capacitação de 2 Coordenadores Fabrício Diniz e Lutti, os quais se dividiram entre os Comitê Permanentes de Intercâmbio Internacional de Pesquisa(SCORE) e Clínico-Cirurgico (SCOPE), respectivamente, ficando ambos a frente do comitê a partir de 2007.
No ano de 2008 entraram novos membros no comitê UEPA (Antonio de Matos, Ingrid Souza, Pedro Silva e Cinthia Souza) que ficaram atuando nos outros Comitê Permanentes (Intercâmbio Nacional, Saúde Reprodutiva e AIDS, Saúde Pública e Direitos Humanos e Paz, respectivamente).
No ano de 2009 foi eleito o novo presidente do Comitê UEPA, que foi o Antônio de Matos, entretanto, após a 35ª Assembléia de Geral em Fortaleza-CE, este foi eleito Coordenador Nacional do Intercâmbio Nacional, passando a presidência do Comitê para a Ingrid Souza. Ao final deste ano ainda foram admitidos alguns membros com a finalidade de aumentar a equipe de trabalho dentro do Comitê Local, permanecendo no Comitê, Marcelo Maia (Intercâmbio Internacional - Clínico Cirurgico), Ian Dantas (Direitos Humanos).
Em 2010, foi realizada a Abertura do Comitê UEPA para Novos Membros, através um processo seletivo, onde compareceram mais de 20 alunos da Universidade do Estado do Pará. Destes, foram selecionados os Novos Coordenadores Locais do Comitê UEPA, os quais auxiliaram muito na realização da 37ª Assembléia Geral e III Pré-AG, que ocorreu na UEPA, durante o mês de abril de 2010.
Após a 37ªAG, foi eleita a nova Presidente do Comitê Local (Cinthia Souza). Alguns membros pararam de participar das atividades do Comitê Local, sendo que dos aprovados no processo seletivo, permanecendo no Comitê Local Luiz Guilherme (Intercâmbio Internacional - Clínico-Cirurgico), Antônio Abel (Intercâmbio Internacional  - Pesquisa), Jorge Mangabeira (Intercâmbio Internacional - Pesquisa), Raissa Magalhães (Saúde Pública), Ana Beatriz (Educação Médica) e Arthur Mello ( Saúde Reprodutiva e AIDS).
No segundo semestre de 2010 foi realizada, de acordo o Regimento Interno do Comitê Local, as eleições dentro do Comitê. Sendo que hoje, após a Cinthia Souza fazer parte da Diretoria Nacional, o Presidente do Comitê Local é o acadêmico Marcelo Maia e a Vice-Presidente é a acadêmica Raissa Magalhães. [Todos os membros do Comitê UEPA]



  • Dr. Clown (Palhaçoterapia)
  • Peer Education - (Educação em pares)
  • CEA (Crianças em Ação)
  • Neglected Diseases(Doenças Negligenciadas)




























Conheça mais sobre a UEPA l Conheça mais sobre Belém | Conheça mais sobre o Pará | Welcome Booklet   by Toni








 
 

International Federation of Medical Students Associations of Brazil

Alameda Santos, n.º 1.800, 8º andar, CJ 8032, Bairro Cerqueira César, São Paulo/SP CEP: 01418200

Tel.+ 55 11 3170-3251

atendimento@ifmsabrazil.org

CNPJ 02300156/0001-13

Powered by Wild Apricot Membership Software