Comitê UFJF

Juiz de Fora

      Juiz de Fora possui aproximadamente 520 mil habitantes. Possui umalocalização privilegiada, estando próxima da capital Belo Horizonte (270 km) e das cidades do Rio de Janeiro (180km) e da cidade de São Paulo (480km). É uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida e assume o papel de cidade-pólo da Zona da Mata Mineira, no Sudeste do Estado de Minas Gerais, oferecendo uma série de serviços nos mais diversos setores. Juiz de Fora possui clima tropical de altitude e está localizada na Serra da Mantiqueira, estando localizada a 678 metros de altura do nível do mar.









      Em Juiz de Fora existem museus como o Museu Mariano Procópio (localizado no parque de mesmo nome) e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. Outro lugar para visitação é o Morro do Imperador (situado a 1492 metros acima do nível do mar, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade). A cidade realiza anualmente um dos maiores festivais de música clássica do mundo, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, importante por resgatar e divulgar a produção musical barroca brasileira.Anualmente também ocorre o Miss Brasil Gay. Outro monumento da cidade, encontrado na rua Halfed (calçadão da cidade), é o Cine Teatro Central, um local onde ocorrem várias apresentações culturais. Por fim, está localiza-se nessa cidade a Universidade Federal de Juiz de Fora.


Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

     

                                                              A UFJF foi criada em 1960, por ato do então Presidente Juscelino Kubitschek.  A UFJF reúne na atualidade 16 unidades acadêmicas, agregando 35 cursos de graduação, 23 cursos de mestrados acadêmicos, três mestrados do tipo profissional e nove cursos de doutorado.

      


Faculdade de Medicina da UFJF

      A Faculdade de Medicina da UFJF, foi criada na década de 50. Atualmente a Faculdade de Medicina se localiza no Campus da UFJF. Está, no entanto, em andamento, a construção da nova Faculdade de Medicina, ao lado do HU/CAS - UFJF (Unidade Dom Bosco).

      O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora oferece programas de pós-graduação, através de Residências Médicas, cerca de 20 especialidades médicas,  e em outras áreas da Saúde. Conforme a especialidade, os residentes concursados podem atuar no antigo HU (unidade Santa Catarina), onde estão localizados os Centros Cirúrgicos, Unidade de Tratamento Intensiva, Internamento, Ambulatórios de Cardiologia e Neurologia e Psiquiatria, ou no recém-inaugurado Centro de Atenção à Saúde – HU_CAS (unidade e Dom Bosco), que concentra as diversas especialidades atendidas pela Unidade Ambulatorial do HU/UFJF.


Comitê Local

Um dos mais antigos comitês da IFMSA-Brazil, a UFJF já foi um dos ativos e passou por momentos de 

decadência ecrescimento – hoje estamos num momento de reestruturação e fortalecimento. A grande participação do nosso comitê dentro a IFMSA-Brazil pode ser notada pelo depoimento do nosso alumni, Rodrigo Souza:


 “Entrei na então IFLMS como LEO em 1998. Naquele momento havia quatro integrantes da Diretoria em Jui

z de Fora: Isabella Dutra - Vice-presidente, Luiza Urso Pitassi - tesoureira, Danielle Bertollini - NEO e Alessandra - NORE. A presidente se chamava Cibelle e era de São Jose do Rio Preto. Tudo era muito difícil e as meninas de Juiz de Fora lutavam para estruturar a IFLMS como instituição, criando seus estatutos e bases jurídicas, CNPJ e criação de conta bancária [...]. Em março de 1999 participei da minha primeira GA na Eslovênia, representando a NORE e acompanhando a Isabella, Luiza e 

Danielle. Nessa época a IFLMS não tinha recursos suficientes, então tivemos que conseguir patrocínios, apoio da UFJF, organizamos cursos e festas para cobrir as despesas da viagem [...]. Em Agosto de 1999 participei da minha primeira GA como NEO, no México, na companhia de Ronnie de Andrade Vieira - NORE (JF) e Wesley Magnabosco - Presidente (SJRP). [...]Nessa época o restante da diretoria era composto pelo vice- presidente Marcelo (catanduva) e o tesoureiro Guilherme (SJRP). Durante nossa gestao os intercambios passaram a funcionar de forma eficiente e a IFLMS tornou-se financeiramente independente. Passamos a realizar nossos encontros nacionais com parte dos custos bancados pela IFLMS também. [...] Quando sai da IFLMS ainda havia dois membros da diretoria de JF, a Carol como NEO-incoming e o Caca como Nore. [...]”


O comitê UFJF é reconhecido localmente pelas suas atividades relacionadas ao intercâmbio, e hoje damos continuidade a esse trabalho, além de fortalecer a parte de campanhas e intercâmbio. Como prova disso, já foram realizadas nos últimos sete meses a campanha do Free-Hugs, o STOP-TB, Comabte de Queimaduras em Ambiente Doméstico e a nossa segunda mini-AG com a participação ilustre do comitê UFRJ e do atual NOME (Guilherme Torezani).

Hoje possuímos uma equipe representativa com os seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e os diretores dos comitês permanentes. Contamos com 18 membros oficiais, 5 observadores externos e 6 trainees.

Campanhas, Projetos e Eventos

           Free-Hugs                      Combate a Queimaduras                 STOP-TB           







         

                                                                      II Mini-AG

















Reuniões do comitê

17 Apr 2014 08:00 • Marília - SP

Perfil do comite no facebook

http://www.facebook.com/profile.php?id=100002377731160


 
 

International Federation of Medical Students Associations of Brazil

Alameda Santos, n.º 1.800, 8º andar, CJ 8032, Bairro Cerqueira César, São Paulo/SP CEP: 01418200

Tel.+ 55 11 3170-3251

atendimento@ifmsabrazil.org

CNPJ 02300156/0001-13

Powered by Wild Apricot Membership Software