LC UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

História do Comitê

  

A

 IFMSA Brazil surgiu na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), no ano de 2004, com o intuito de promover aos acadêmicos de Medicina oportunidade de comunicação com outros futuros médicos do Brasil e do mundo. Assim, começaram a se organizar atividades de intercâmbios, campanhas e projetos, congregando os alunos para aprimorar sua formação.

Ao longo destes 6 anos, apresentamos um total de 19 outgoings e 7 incomings, pelo SCOPE, porém apenas 1 outgoing pelo SCORE. Foram viagens diversas, para locais muito distintos, que possibilitaram o conhecimento de várias culturas e da realidade médica nos países visitados. Cada acadêmico que veio a Joinville foi um aprendizado ao Comitê Local. Saber lidar com as diferenças culturais, com as dificuldades da língua, com a adaptação de um “gringo” em casa e com o entretenimento dele.

As ações que envolveram a comunidade joinvilense também foram fundamentais para o desenvolvimento e a divulgação do trabalho da IFMSA Brazil entre os acadêmicos de Medicina. A partir da IF, os alunos viram uma forma fácil de chegar à comunidade, de aplicar princípios acadêmicos básicos, de iniciar o serviço ao outro, tão importante na carreira médica. A jornada incluiu combate ao tabagismo, promoção do Hospital do Ursinho, World AIDS Day, homenagem às vítimas da AIDS, entre muitos outros eventos. O destaque e o mimo do Comitê Local sempre foi o projeto Palhaçoterapia. Com uma idéia lançada aos professores, o palhaço tomou conta dos corredores da universidade, dos palcos de ensaio e, finalmente, dos corredores de hospitais. As crianças rapidamente correspondiam ao esforço de noites de ensaio, madrugadas de ansiedade, viagens de Kombi pela cidade. Não se realizavam shows de humor, muito longe disso. Lá, dentro do palhaço, mora a humanização, a desinibição, a empatia de um médico em formação.

Mesmo sendo um comitê pequeno, com número não muito expressivo de membros ativos, sempre tivemos gente muito interessada no agir local e global. Prova disso são os cargos de Presidência e Direção Financeira, preenchidos, na gestão 2006-2007, pelo Diego e pela Gabi, membros do CL Univille e duas Assembléias Gerais, realizadas na cidade dos príncipes e das flores. Com filiados ativos e prestativos, pareceu fácil realizar eventos de 4 dias, combinando reuniões, debates, refeições, hospedagem e diversão. Por fim, foi fácil mesmo, afinal, sempre fizemos isso com muito amor e com o espírito familiar que embasa e impulsiona a IFMSA Brazil. Além dos cargos oficiais, temos participação ativa nas AGs, pessoas que buscam um conhecimento profundo sobre as burocracias “iéficas” e alguns amantes da palhaçada nacionalmente famosos.

Aqui, aprendemos que na prática, “qualidade é melhor que quantidade”. Os calouros já estão sabendo o que é a IF desde os primeiros dias de aula e os professores começam a respeitar nosso comitê local. Nós sentimos o espírito de família que nos une e as afinidades que nos permite perpetuar o prazer de servir. Continuamos vivos e sobreviventes, desejando uma formação completa, integral e um cidadão ideal.

International Federation of Medical Students Associations of Brazil

Alameda Santos, n.º 1.800, 8º andar, CJ 8032, Bairro Cerqueira César, São Paulo/SP CEP: 01418200

Tel.+ 55 11 3170-3251

atendimento@ifmsabrazil.org

CNPJ 02300156/0001-13

Powered by Wild Apricot Membership Software